Dicas simples para identificar e reduzir o estresse.

Informação já bastante conhecida, mas vale ressaltar, o stress causa reações no corpo físico em razão da alta liberação de cortisol, adrenalida e noroadrenalina.

O cortisol faz o organismo armazenar triglicérides, uma gordura que altera a resposta dos receptores de insulina, impedindo que o hormônio se encaixe neles como deveria. Essa condição, chamada de resistência insulínica, pode levar ao diabetes.

O hormônio ainda diminui a função dos leucócitos – células de defesa – deixando o organismo à mercê de vírus e bactérias.

Outros efeitos negativos do excesso de tensão no organismo são a queda do desempenho cognitivo, as disfunções da tireoide, problemas de pele, disfunção erétil e menor função reprodutiva, rigidez muscular, problemas gastrointestinais e ossos enfraquecidos.

Por que estamos tão estressados? 

Nascemos com um sistema de defesa preparado para identificar situações de perigo, chamado sistema nervoso simpático, onde ele manda a mensagem para nosso cérebro sobre reações de luta ou fuga.

Como por exemplo, se você está sentado na sala da sua casa e aparece um leão, você já sabe que a única alternativa é fugir. Aqui o seu nível de stress é extremamente positivo e bem-vindo para te proteger. Já, se você está com um problema que precisa da sua coragem para enfrentar, você precisa lutar.

E temos também a benção do sistema nervoso parassimpático, que em essência, te faz acalmar e retomar o equilíbrio após a situação de ameaça.

A grande questão é que essa visão do que realmente é um perigo ou um problema a ser resolvido está bastante distorcida.

Estamos vivendo a geração de pessoas na fase adulta, mais confusa e vitimizada de todos os tempos.

Além de estarmos completamente perdidos em relação a quem realmente somos, acumulamos uma série de atividades densas e sem propósito.

Esse movimento alucinante, nos faz perder a noção do que realmente é um problema e está em nosso controle, de todo o resto.

Metodologia do ovo frito

O grande lance da liberação do excesso de stress é analisar suas preocupações, utilizando o Metodologia do Ovo Frito.

  • O prato representa, todo e qualquer tipo de informação que você toma conhecimento;
  • A clara representa fatos que você tem influência, pode apoiar de alguma forma, mas não dependem de você para seguir;
  • A gema representa tudo aquilo que depende de você e o mais importante, você consegue alterar o meio e o final da história.

Logo, ao aprender selecionar e concentrar todo seu esforço e atenção apenas na gema, a mágica começa a acontecer.

E como aprender a fazer essa distinção?

  • Autoconhecimento com ajuda de terapia
  • Esquecer o pensamento “eu sou muito estressado”
  • Adotar o pensamento “estou estressado, preciso olhar mais para dentro”
  • Aprender a ouvir seu corpo
  • Reduzir fontes de toxina (álcool, fumo, açúcar, gordura)
  • Meditação
  • Contato com a natureza
  • Substituir produtos sintéticos por produtos naturais

Quando você decide começar a caminhar neste sentido, o seu olhar se expande e você se torna capaz de enxergar claramente a diferença.

Por fim, e o mais importante, pare imediatamente de acreditar ser normal estar estressado. O normal é brilhar e ser feliz, com uma vida de plenitude e cheio de alegria. Fique atento aos primeiros sinais e peça ajuda.

Primeiro cuide de si, depois cuide do outro e admita ser cuidado sempre que o seu termômetro interno sinalizar.

Com carinho e leveza,
Mariana Macedo.

Contato

contato@calmasaudeintegral.com.br

Criado por